+ Informações

PÓS GRADUAÇÃO

Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior

Novas Metodologias e Inovações para Educadores do Século XXI

Possibilita a graduados e licenciados a oportunidade de desenvolver conhecimentos para prática docente, de modo que possa aplicar os novos aprendizados de conteúdos, métodos e técnicas didáticas às especificidades da vida docente.

  • DURAÇÃO
    360h/a

  • INÍCIO
    14 de maio de 2020

  • AULAS
    Aulas às quintas e sextas, de 18h30 às 22h30
    Aulas com Professores Convidados: às quintas e sextas, 18h30 às 22h30, e aos sábados, 8h às 18h

Para quem foi pensado

Licenciados e Bacharéis nas diferentes áreas, interessados em lecionar no Ensino Superior.

Aprenda com os melhores

Currículo Completo

Marcelo Veras

Fundador do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Idealizador do Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação. Autor do Livro Educação 4.0

  • Desafios e Cenários da Educação Superior no Século XXI
Currículo Completo

João Rilton

Presidente da Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Criador dos cursos "Oratória de Alta Performance" e "NeuroPractitioner". Criador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação, do IBFE

  • Oratória para professores
Currículo Completo

Max Franco

Idealizador e Coordenador nacional do Curso de Metodologias ativas do IBFE/ Autor de 9 livros . Palestrante, assessor e consultor de Casas de Educação e Empresas em todo o país

  • Metodologias Ativas Aplicadas à Educação Superior
Currículo Completo

Isabella Braga

Criadora do movimento Seja Pleno, Seja Mindfulness ação de melhoria de saúde nas empresas, escolas e faculdades. Incentivadora das conexões multiculturais e diversidade

  • Comunicação não-violenta para a sala de aula
  • Prática Docente no Ensino Superior
Currículo Completo

Carmensita Passos

Formadora de formadores. Doutora em Educação. Coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID da UFC

  • Currículo e Projeto Pedagógico na Educação Superior
  • Estratégias de Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem

Programa

A metodologia do curso terá uma perspectiva participativa oferecendo como principal diferencial o alinhamento entre a teoria e a prática. Para tanto, o planejamento das aulas buscará articular os objetivos propostos com as estratégias de ação de as características dos conhecimentos a serem trabalhados.

O envolvimento e participação ativa serão oportunizados pelos seguintes métodos:
- Estudos de caso;
- Aulas expositivas participativas;
- Discussões e debates em sala de aula;
- Aplicações de metodologias ativas (trabalhos em grupo, pesquisa de campo, resolução de problemas);
- Leitura e discussão de textos;
- Uso das TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula);
- Apresentação e discussão de vídeos.

DISCIPLINAS


Desafios e Cenários da Educação Superior no Século XXI
Com Marcelo Veras


Fundamentos da Educação no Ensino Superior

Oratória para professores
Com João Rilton


Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem Adulta
Com Valéria Mota


Design Thinking para Professores
Com Dermeval Franco


Currículo e Projeto Pedagógico na Educação Superior
Com Carmensita Passos


Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias no Ensino Superior

Metodologias Ativas Aplicadas à Educação Superior
Com Max Franco


Comunicação não-violenta para a sala de aula
Com Isabella Braga


Estratégias de Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem
Com Carmensita Passos


Gamificação

Educação Inclusiva no Ensino Superior
Com Tania Dourado


Metodologia da Pesquisa Científica
Com Jaime Martins


Elaboração de Projetos e Redação de Documentos Científicos
Com Tania Dourado


Habilidades Socioemocionais
Com Marcelino Viana


Prática Docente no Ensino Superior
Com Isabella Braga


Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso
Com Ariana Melo


Seminários de Conclusão

Ementa Completa

Quero mais informações