7 de agosto de 2018

Como anda o mercado de trabalho de gestão financeira? Veja aqui!

Se você está procurando um futuro promissor no trabalho e analisando as oportunidades de carreiras relevantes e com uma boa empregabilidade, é hora de conhecer como anda o mercado de trabalho de gestão financeira.

Com uma duração média de 2 a 3 anos, o profissional sai da graduação capacitado para atuar no setor de finanças, sendo bem requisitado e relevante tanto nos momentos de alta lucratividade quanto nos de recessão econômica.

Acompanhe nosso artigo e descubra mais sobre o curso, o que pode ser aprendido, as áreas de atuação, o perfil profissional e o mercado de trabalho para quem escolhe esse caminho. Boa leitura!

O que pode ser aprendido no curso de Gestão Financeira?

Muitas vezes, parece que a crise econômica no Brasil não vai ter fim, não é mesmo? A cada hora, uma má notícia diferente invade os noticiários. Quando o dólar não atinge valores astronômicos, são os investidores que somem do país. A bola da vez é a alta dos combustíveis: gasolina, diesel e álcool não param de subir nas refinarias e, consequentemente, nas bombas.

Esse cenário acende um alerta na mente e no bolso dos empresários. Dessa forma, cresce a necessidade de contratar pessoas capacitadas para lidar com esses graves momentos de recessão e com as finanças de uma organização.

Além disso, eles buscam profissionais que tenham conhecimento sobre receitas e despesas, que saibam onde fazer os melhores investimentos, entre outras questões que dizem respeito aos aspectos financeiros de uma empresa.

Nesse contexto, destaca-se o promissor mercado de trabalho de gestão financeira. Vale ressaltar que essa graduação tem como principal objetivo preparar profissionais para trabalhar no segmento de finanças e investimentos.

No curso, o aluno adquire um amplo conhecimento na área de finanças, que o torna apto a exercer a função em empresas públicas e privadas. Em um período relativamente curto de duração (2 anos), a grade curricular engloba áreas de conhecimento entre as quais podemos destacar:

  • -planejamento e orçamento;
  • -contabilidade;
  • -controle de caixa;
  • -precificação;
  • -análise econômica;
  • -gestão de custos;
  • -controladoria;
  • -investimentos;
  • -estatística;
  • -meio ambiente;
  • -matemática.

Depois de formado, o profissional estará capacitado para realizar o planejamento e a administração do orçamento de uma organização, em um trabalho que envolve a captação e a aplicação de recursos em prol do crescimento da empresa.

Para quem é indicado?

Entre outros aspectos, o curso de Gestão Financeira é indicado para pessoas que têm um perfil proativo, gostam de usar o raciocínio lógico, interessam-se por fazer pesquisas, são ligadas em política e atualidades sobre o Brasil e o mundo e, claro, apresentam interesse em assuntos como mercado financeiro e globalização.

Aqueles que desejam um futuro promissor em uma carreira de sucesso também devem considerar essa graduação. Existe uma extensa lista de especializações que podem ser feitas para garantir o estudo continuado e o constante aperfeiçoamento, o que costuma refletir em ótimos cargos e salários satisfatórios.

Além disso, não há como extinguir o setor financeiro de uma empresa. Devido à sua importância no gerenciamento de crises, é uma área relativamente segura em termos de empregabilidade.

Em quais áreas o profissional pode atuar?

As oportunidades em empresas e órgãos públicos ou privados, instituições financeiras, bancos e startups vão desde os cargos de assistente até os de liderança.

Quem escolhe entrar no mercado de trabalho de gestão financeira pode ter um excelente futuro profissional. Abaixo, separamos 4 dos muitos caminhos que podem ser seguidos:

  • gerente financeiro — produz, planeja e ordena as ações de controladoria de uma empresa, de acordo com os princípios legais e políticos e as diretrizes adotadas, definindo o controle financeiro, orçamentário e contábil de uma organização;
  • consultor financeiro — mapeia as finanças do negócio, orientando para onde deve ir cada parte da renda;
  • analista de mercado financeiro — identifica as melhores oportunidades de investimento;
  • auditor — fiscaliza se a empresa está legalizada perante a receita federal e demais órgãos públicos.

Esses cargos são muito bem remunerados não só no Brasil como também no exterior. Além disso, como falamos, são cruciais tanto nos momentos em que a economia anda bem quanto em períodos de recessão.

Como é o mercado de trabalho de gestão financeira?

Como citado ao longo desse texto, o profissional formado em Gestão Financeira possui um amplo leque de áreas de atuação e de possibilidades de especialização e de uma carreira sólida.

Comentamos ainda sobre a questão da empregabilidade da função. Isso acontece porque empresas que não possuem um planejamento financeiro adequado correm o risco de fechar as portas antes mesmo de completarem 5 anos de abertura, o que leva a um destaque ainda maior desse profissional no mercado de trabalho.

Ou seja, os cargos que podem ser ocupados por um gestor financeiro são determinantes para manter as contas de uma organização em perfeito equilíbrio. Além disso, você pode trabalhar na bolsa de valores ou em grandes investidoras.

Atualmente, o profissional formado em Gestão Financeira vem sendo apontado como um dos mais requisitados no mercado de trabalho, além da própria área ser promissora. A plataforma Love Mondays, famosa por apontar os salários de um grande número de empresas e por ser alimentada pelos próprios funcionários das organizações, revela um salário médio de R$ 3 mil para o cargo de analista e de até R$ 19 mil para o de gerente financeiro. É uma profissão a se considerar, não é mesmo?

Mais uma vez, destacamos ainda que o caráter tecnólogo do curso possibilita um curto período de formação. Em cerca de 2 anos, você já pode estar inserido no mercado de trabalho e iniciando uma especialização para conquistar as promoções desejadas dentro de uma empresa ou, até mesmo, concorrer a bons cargos em multinacionais.

O que você está esperando para começar? Se você é disciplinado, organizado, ágil, analítico, comprometido, gosta de lidar com números e está em busca de uma profissão que garanta uma segurança para o seu futuro, talvez seja o momento de considerar a sua entrada no mercado de trabalho de gestão financeira!

Aproveite que está por aqui, descubra agora mesmo onde estudar Gestão Financeira em Fortaleza e faça sua vida profissional decolar!