Está em dúvida sobre como escolher uma faculdade? A decisão é importante e acompanhará os próximos passos da sua vida, então todo cuidado é necessário. Vários fatores devem ser analisados com calma e paciência.
A experiência de estudos tem que ser completa, e a qualidade do ensino não é a única coisa a ser levada em conta. Apesar de essa questão ser central, outros fatores como valores, infraestrutura e credibilidade também devem ser considerados, diante da importância que têm na decisão final.
O conteúdo a seguir trará um guia para que você saiba quais são os principais pontos a ser analisados antes de decidir em qual universidade estudar. Confira!
Ir às aulas se tornará um compromisso diário e isso exige um planejamento. Você precisará se organizar quanto aos horários, trânsito, tipo de transporte, melhor trajeto e vários outros fatores. Será que é interessante estudar em uma faculdade que fica longe da sua casa ou com poucas opções de transporte público, por exemplo?
É importante levar em consideração a localização da instituição. Procure se informar sobre as possibilidades de chegada, opções de mobilidade e sobre como é o bairro. Caso contrário, a experiência diária de ida e volta pode ser estressante e desmotivadora, o que é pouco saudável aos estudos.
Uma boa estrutura faz toda a diferença. Você passará bastante tempo na faculdade pelos próximos anos, sendo importante que ela ofereça tudo para que essa experiência seja mais proveitosa e confortável possível. Um aluno precisa de salas de aulas adequadas, auditórios, materiais, acesso a banheiros, lanchonetes etc.
Além disso, uma instituição que se preocupa com o desenvolvimento do aluno deve disponibilizar recursos que ajudem no aprendizado e na formação, como laboratórios específicos e todos os equipamentos que sejam imprescindíveis para a absorção do conteúdo de forma proveitosa.
A modalidade de ensino a distância (EAD) é uma realidade cada vez mais comum nas universidades. Poder estudar de onde quiser, quando quiser e conseguir ter acesso a um ensino de qualidade é o que seduz os alunos nessa opção. Um bom sistema online é fundamental para que isso funcione perfeitamente.
Certifique-se de que a faculdade oferece essa modalidade de ensino, dentro de uma plataforma digital que possua acesso a conteúdos, solução de dúvidas e tudo que você precisar. Uma universidade com atuação online facilita muito a vida dos seus estudantes.
Os professores são os principais responsáveis pela qualidade de ensino dentro de uma instituição. Contar com um corpo docente qualificado é ter a primeira garantia de que estará diante de profissionais competentes ao longo da jornada acadêmica. Por isso, é importante pesquisar sobre os professores da faculdade.
Uma rápida busca te ajudará a saber por quanto tempo ele dá aula na instituição, quais importantes projetos e pesquisas fez parte e, principalmente, qual a sua experiência de mercado, já que isso é fundamental na preparação do aluno, que será exposto em sala de aula às vivências fundamentais para sua formação.
Ao pensar em como escolher uma faculdade, a primeira avaliação é feita com base nas informações que temos de uma instituição, e isso está ligado à credibilidade. O nível de ensino e a experiência de seu corpo docente definem o patamar em que essa instituição se encontra, algo que tem muita relevância para a escolha do aluno. É importante se atentar a esses detalhes para seguir em frente com a matrícula ou ligar o sinal de alerta.
O Ministério da Educação (MEC) possui um ranking que posiciona as universidades do Brasil de acordo com sua qualidade de ensino, levando em conta vários fatores. Essa deve ser a primeira consulta feita pelo estudante, para saber se a instituição está bem posicionada. Além disso, somente as faculdades certificadas pelo MEC podem emitir diplomas válidos!
A faculdade que um candidato está cursando, ou onde se formou, tem grande influência em como o mercado de trabalho analisa a possibilidade de dar a ele uma chance ou não. Algumas são renomadas e bem conceituadas, outras nem tanto. Esse pode ser um bom indicador na hora de fazer a sua escolha.
A questão financeira fala alto na hora de escolher onde estudar. Boas universidades podem acabar custando um pouco mais, enquanto outras equilibram bem isso e acabam se enquadrando na relação custo x benefício. É importante colocar na balança dois fatores: valores e qualidade de ensino.
Encontrar uma faculdade que cobre um valor justo por um ensino de qualidade e bem conceituado no mercado é a grande missão dos alunos e isso é possível. Importante também é verificar condições de pagamento das mensalidades que facilitam a vida do estudante, oferecendo melhores oportunidades.
Algumas instituições oferecem bolsas de estudo, com descontos dados de acordo com notas do Enem, ou condicionadas ao desempenho do aluno no curso. Há também a possibilidade de se conseguir mensalidades mais baratas pagando até determinado dia do mês, em um modelo pré-acordado.
Um dos principais desejos de quem entra em uma faculdade é conseguir um encaminhamento para o mercado de trabalho. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor, e o jeito preferível de conseguir isso é por meio dos estágios. Uma instituição deve preparar o aluno para as melhores oportunidades, se possível ajudando para que isso aconteça.
Busque faculdades que possuam convênios com empresas e agências de emprego! Isso proporciona uma ponte eficiente e direta do aluno com o mercado de trabalho. Nesse modelo de parceria, os estudantes têm mais portas abertas, além de serem muito mais bem vistos por essas empresas.
Cada um desses fatores deve ser observado com cuidado. Assim, não haverá mais dúvidas sobre como escolher uma faculdade. Quanto mais a instituição oferecer, é provável que melhor ela seja e represente uma ótima escolha.
Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher uma instituição de ensino, que tal conhecer uma faculdade que reúne todas essas características? Entre em contato conosco para obter mais informações e tirar dúvidas!