31 de outubro de 2018

Parceria entre escolas e empresas: conheça essa tendência e suas vantagens

Cada vez mais surge o modelo de parceria entre escolas e empresas, resultando em programas que beneficiam tanto os estudantes que buscam colocação no mercado, quanto profissionais que têm a oportunidade de se aperfeiçoar.

Manter um bom fluxo entre as duas instituições permite que esse caminho seja feito de maneira mais fácil, tendo em vista que ainda há dificuldades na conquista do primeiro emprego e no investimento em educação especializada.

Este post vai falar mais sobre esse assunto, mostrando como essa parceria pode render bons frutos. Siga a leitura e confira as principais vantagens!

Entenda melhor a parceria entre escolas e empresas

Há um caminho natural, com vias de ida e volta, entre as instituições educacionais e as empresas. Todo estudante tem como propósito a entrada no mercado de trabalho, enquanto profissionais estão em constante necessidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento.

Diante dessa necessidade e visando o benefício dos envolvidos, escolas e empresas têm investido cada vez mais em parcerias que rendem frutos para ambas as partes, que se beneficiam e, naturalmente, ajudam as pessoas que estão associadas a elas.

Como funciona para as empresas

As empresas têm a possibilidade de oferecer aos seus colaboradores a chance de se desenvolverem, voltando a estudar e obtendo mais capacidade técnica e qualificação para atuar no cotidiano de trabalho.

Além disso, os estudantes trabalham no desenvolvimento de técnicas e recursos que podem ajudar essa organização em diversos pontos de sua atuação, de forma colaborativa.

Como funciona para as instituições de ensino

Para as instituições de ensino, esse tipo de parceria também se mostra bastante interessante, uma vez que ela obtém uma ponte direta para uma empresa, dando aos seus alunos a chance de estarem mais próximos do primeiro emprego.

Além disso, a parceria permite que estudantes trabalhem em projetos para as empresas, ainda como alunos. Assim, é possível ter um contato inicial com a atuação profissional que visam para seu futuro.

Conheça os benefícios da parceria entre escolas e empresas

Os frutos que essas parcerias geram são incrivelmente benéficos a todos os envolvidos. Eles podem ser observados de ambos os lados e de diversas maneiras diferentes. É fundamental observar as principais vantagens e como elas atendem instituições, alunos e profissionais.

Crescimento profissional de colaboradores

Atualmente, o mercado de trabalho exige muito preparo, conhecimentos e atualização de quem está exercendo uma profissão. Há diversos níveis de qualificação, como o técnico, a graduação e a pós-graduação. É fundamental que os profissionais empregados estejam sempre buscando desenvolvimento.

A parceria entre escolas e empresas é de grande ajuda para aqueles colaboradores que visam a melhora, buscando novas formações acadêmicas e cursos de aperfeiçoamento, que sejam importantes para sua atuação. O crescimento profissional e o desenvolvimento das capacidades do colaborador são uma das grandes vantagens que essas parcerias proporcionam.

Cultura voltada para a inovação

A parceria com uma instituição educacional sempre leva para a empresa vantagens no que diz respeito ao desenvolvimento de novas técnicas, conceitos e ferramentas de atuação profissional. A sala de aula é um local de grande estímulo criativo e intelectual, se tornando terreno fértil para inovações.

Nesse processo, as pesquisas e estudos realizados nas instituições de ensino visam o benefício direto às empresas, de modo que novos recursos sejam utilizados nessas companhias, seja na fase de testes, seja na aplicação direta no cotidiano de trabalho. Para uma empresa, estar em conexão com uma escola é se beneficiar da capacidade de alunos em desenvolverem soluções inovadoras para atuação da organização.

Caminho direto da escola para o mercado

Uma das grandes questões que os jovens recém-formados no ensino médio e até mesmo nas universidades enfrentam é a chance do primeiro emprego. A falta de experiência prévia dentro de um segmento específico pode ser um limitador. Agora, se uma instituição de ensino possui parceria com uma empresa, a relação de confiança é maior e pode resultar em um caminho mais curto.

Uma importante parte das parcerias entre escolas e empresas é o aproveitamento desses estudantes nas organizações, seja como estagiários, aprendizes ou até mesmo funcionários contratados. A vantagem é para os dois lados: a escola garante que seu aluno seja empregado, ganhando credibilidade com o público, enquanto a empresa tem a certeza de contar com um profissional preparado, já que acompanhou toda a evolução do indivíduo na fase de estudos.

Direcionamento adequado nos dois lados

O direcionamento adequado é uma das grandes preocupações de uma instituição de ensino. Ver seus alunos trabalhando em empresas de renome é um grande troféu e ajuda a certificar a qualidade de ensino e o trabalho desenvolvido durante os anos de formação do estudante.

Esse mesmo direcionamento é de grande valor para as empresas. Ter poder de escolha das instituições nas quais seus colaboradores vão se preparar é uma garantia de que eles, de fato, vão obter o conhecimento adequado e necessário para desenvolver suas funções no cotidiano. A parceria entre escola e empresa garante essa segurança de qualidade, segurança e bem-estar para ambas as partes.

Alto índice de satisfação na empresa

A satisfação dos funcionários deve ser sempre uma das preocupações de uma empresa. Os níveis de produtividade e qualidade das demandas desempenhadas são fundamentais, mas eles dependem também de fatores emocionais e motivacionais. Só assim os colaboradores entregam o nível máximo que se espera deles.

Essa tendência de parcerias é vista com bons olhos pelos funcionários, uma vez que eles entendem que há uma preocupação das empresas em oferecer melhores condições de trabalho, soluções eficientes para o cotidiano e, principalmente, oportunidades de estudo e desenvolvimento.

As bolsas, os descontos e outros estímulos financeiros para seguir estudando são muito importantes aos colaboradores, que se motivam e se mostram muito satisfeitos no dia a dia.

Parceria entre escolas e empresas é um grande estímulo para o desenvolvimento educacional no país. O papel social desse tipo de iniciativa é grande, mas também não deixa de ser benéfico ao setor privado. Com ambos os lados ganhando, esse modelo só fortalece e ganha mais adeptos.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal estudar no maior grupo de recursos humanos do Nordeste? Conheça mais sobre a Facine! Entre em contato conosco.