10 de outubro de 2018

Passo a passo para organizar os estudos e o trabalho

O tempo é um elemento que nos surpreende com frequência. Às vezes, acreditamos que o temos de sobra e, quando percebemos, ele já acabou. O contrário também ocorre, mas, quando precisamos dar conta do trabalho e dos estudos, sobrar algumas horas é algo mais raro de acontecer.

Logo, se faz necessário o máximo de organização possível. Por essa razão, preparamos algumas dicas para que você utilize seu tempo da melhor forma e alcance bons resultados. Vamos lá?

Comece pela sua mesa

Muitas pessoas não acreditam que ter uma mesa organizada faça muita diferença em sua produtividade. Porém, um local de trabalho e de estudo organizado reflete o interior de quem o utiliza. A organização externa ajuda no processo de organização interna.

Por isso, disponha os itens de que precisa no dia a dia de forma ordenada. Tenha um porta-canetas, use um porta-papéis ou separe uma gaveta para eles. Também livre-se de materiais que não têm utilidade, como canetas sem tinta, papéis antigos etc. Além disso, mantenha sua estação de trabalho livre de poeira, alimentos ou qualquer tipo de sujeira.

Assim, você evitará se distrair com coisas menos importantes e poderá manter o foco no que realmente interessa.

Planeje-se com antecedência

É muito pouco provável que haja organização se não houver um planejamento. A ordem com a qual executamos nossas tarefas influencia totalmente o nosso rendimento ao longo do dia e da semana.

Algumas pessoas preferem se planejar no dia anterior, algumas pela manhã, e ainda há quem goste de fazer um planejamento semanal. Na verdade, cada um deve fazer como se sentir mais confortável e escolher o método de acordo com suas possibilidades e capacidades.

Defina prioridades

Essa etapa da organização é extremamente difícil para algumas pessoas. Isso porque elas consideram que todas as suas tarefas têm o mesmo peso, a mesma importância. No entanto, para conseguir conciliar estudo e trabalho, é fundamental priorizar.

Por exemplo, se você tem um trabalho da escola ou da faculdade para entregar na próxima semana, essa tarefa não é sua prioridade do dia. Se o prazo para entregar aquele relatório é hoje, então, terminá-lo é a sua função primordial. Pode-se classificar as prioridades em alta, média e baixa. Comece seu dia resolvendo as de alta e, se sobrar tempo, se ocupe das outras.

Tenha uma agenda

Para ajudar a manter o foco, utilize uma agenda. Anote nela tudo o que você tem que fazer. Desde leitura de textos a reuniões com chefes ou clientes. Porém, ter uma agenda não basta. É preciso ser rigoroso(a) em sua utilização.

Além de anotar absolutamente tudo, deve-se ter um momento ou dois durante o dia para consultá-la. Por exemplo, ver os compromissos do dia após o café da manhã e os afazeres do dia seguinte no final da tarde ou da noite. A utilização correta de uma agenda é uma via dupla de benefícios, um ato de disciplina que ajuda a manter a organização.

Use ferramentas para ajudar na organização

O mau uso da tecnologia é o grande vilão dos tempos atuais. Manter o foco com o celular anunciando a chegada de novas mensagens a todo instante é praticamente impossível para a maioria de nós. Entretanto, esse e outros aparelhos digitais podem ser utilizados a nosso favor.

Nossa memória é falha, e regular o tempo pode ser um problema quando mergulhamos de cabeça em alguma tarefa. A utilização de algumas ferramentas tecnológicas facilita a organização e a disciplina. Aplicativos como Wunderlist, calendário do Google, OneNote, Timeful e muitos outros podem ajudar não só a lembrar dos afazeres, mas também a otimizar o tempo.

Tenha um momento de descanso

Trabalhar e estudar exigem muito esforço, tanto do corpo quanto da mente. Por isso, pessoas que fazem essas atividades até a exaustão, não raro, sofrem com sérios problemas de saúde, sejam eles de natureza física, sejam de ordem mental. Afinal, até a máquina mais sofisticada precisa parar alguns instantes, nem que seja para manutenção.

As pausas são reconhecidamente necessárias. Pesquisas comprovam que parar um momento durante o trabalho e os estudos é altamente eficaz para elevar a produtividade. E essa proposição pode perfeitamente se estender aos estudos. Nenhuma mente humana é capaz de manter o foco por horas seguidas sem ter um instante de descanso.

Além das pausas durante o dia, é preciso reservar um momento de lazer para ser desfrutado com os amigos, com a família ou até mesmo sozinho. Como alguns acreditam, descansar não é perder tempo, é reconhecer os próprios limites e respeitá-los.

Separar um dia ou, pelo menos, algumas horas de descanso durante a semana funciona como um carregador de celular: restaura a energia, dando carga suficiente para que seja realizado um novo ciclo de tarefas.

Manter uma rotina de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e ter boas horas de sono também é uma forma de prevenir um colapso e de obter mais ânimo para encarar os desafios de um cotidiano repleto de atividades.