30 de abril de 2018

Quero um lugar no mercado de trabalho: por onde começar?

A busca por um lugar no mercado de trabalho é o que norteia os desejos dos jovens, especialmente aqueles que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio. Se a oportunidade for dentro da área de atuação desejada, melhor ainda. Mas o que é preciso para se apresentar como um forte concorrente para vagas de trabalho?

Alguns requisitos são fundamentais, desde questões comportamentais a qualificações que tornem o currículo mais atrativo para os contratantes. O esforço do aluno também é fundamental para torná-lo um profissional bem cotado.

A seguir, listamos ótimas dicas para quem está começando e quer um lugar no mercado de trabalho. É o seu caso? Então continue a leitura para saber mais!

 

As entrevistas de emprego exigem preparação

As entrevistas de emprego podem ser momentos pouco comuns aos inexperientes, despertando muito nervosismo e insegurança. Entretanto, o cuidado com alguns pontos e o comportamento adequado farão com que você se destaque.

Vestir-se de forma adequada é fundamental, então traje uma roupa séria e neutra para a ocasião. Tenha cuidado também com a forma como você fala: o momento é importante, e a primeira impressão é a que fica.

Apresente sempre seu currículo no dia da entrevista e lembre-se: os contratantes também valorizam os candidatos que chegam nas entrevistas sabendo algo sobre a empresa que está oferecendo a vaga.

De modo algum se atrase! Perder a hora na entrevista será uma clara mensagem de que você fará o mesmo com os horários de entrada no trabalho.

O seu currículo precisa estar bem elaborado

A sua primeira impressão para as empresas é o seu currículo. Nele, você precisa relatar toda sua formação escolar, acadêmica (se já tiver iniciado), os projetos que você fez parte e todas as suas outras qualificações relevantes.

Além disso, o currículo precisa estar organizado e bem redigido, com um visual sofisticado, de fácil leitura e, principalmente, breve e sucinto. Informações demais tornarão ele cansativo.

O LinkedIn também tem grande valor hoje em dia. Se você ainda não possui um perfil na rede social, crie o seu e busque se posicionar de forma sofisticada e atualizada perante às empresas.

A dedicação aos estudos é fundamental

A educação é a chave para um futuro mais promissor, e a busca por conhecimento nunca deve ser interrompida: a dedicação precisa ser extrema! Este fator é decisivo na formação de um profissional capacitado, especialmente para aqueles que ainda estão terminando o ensino médio.

Além dos estudos regulares, a leitura também é muito importante, seja ela por meio de livros ou pela busca de informações acerca de conhecimentos gerais. Este último é relevante principalmente para as entrevistas de emprego.

Os cursos profissionalizantes abrem portas

Os cursos profissionalizantes são opções mais curtas e muito eficientes para que o jovem entre no mercado de trabalho pronto para exercer uma função, antes mesmo de poder ingressar em um curso de ensino superior.

Desenvolver uma habilidade específica pode ser decisivo na hora de conseguir um emprego, e estes cursos reúnem características muito vantajosas — custo mais baixo, rápida conclusão, possibilidade de ser realizado durante o ensino médio e preparo direto e com foco no mercado de trabalho.

O inglês está associado a um lugar no mercado de trabalho

Antes considerado uma qualificação especial e de destaque, a proficiência no inglês se tornou quase que uma obrigação para quem busca conseguir um emprego.

Aos jovens que querem iniciar sua jornada no mercado de trabalho, dominar o idioma é importante para abrir portas. Há uma série de cursos com diferentes cargas horárias e preços. É altamente recomendável investir no aprendizado de uma língua estrangeira, e o inglês é o idioma universal.

A busca por vagas deve ser incansável

Procurar emprego hoje não demanda mais que o candidato passe o dia na rua distribuindo currículos impressos nas empresas. Com a internet, hoje, é possível procurar por vagas sem mesmo sair de casa, e de maneira muito mais eficiente.

Atue em todas as frentes possíveis: você pode acessar os sites das empresas do seu segmento e procurar o endereço para onde enviar seu currículo por e-mail, pode se cadastrar em sites de vagas de emprego e, também, entrar em grupos de Facebook voltados para isso. Seja incansável na busca!

Os contatos podem ser úteis no mercado de trabalho

Quanto mais pessoas você conhecer, mais possibilidades de indicação você terá no mercado de trabalho. O networking é muito importante a partir de uma determinada fase da vida, especialmente quando se inicia a busca por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Mostre-se sempre disponível, simpático e fale sobre sua área de interesse com pessoas que você conhecer na escola, nos cursos ou até mesmo em grupos online. É fundamental estabelecer uma rede de contatos sólida e que possa te trazer bons frutos.

A multifuncionalidade agrega ao perfil profissional

Nunca se prenda a uma atividade específica dentro das suas habilidades. O profissional que pode desenvolver mais de uma função tem grande valor dentro do mercado de trabalho. Dentro da sua área de atuação você pode ser habilidoso em diversos procedimentos, e é isso que faz diferença.

Há sempre mais de uma habilitação dentro de um segmento, mas nem sempre desenvolvemos a excelência em todas as funções. Busque evoluir em todos, mesmo que seja por conta própria, lendo livros e artigos na internet.

Os eventos na sua área são momentos importantes

Mesmo que você ainda não esteja inserido no mercado de trabalho, frequente palestras, workshops ou qualquer outro evento da sua área de atuação. Além de agregar muito para seu conhecimento, eles são ótimas oportunidades de aumentar sua rede de contatos.

Chame algum amigo que também esteja buscando oportunidades na área caso não queira ir sozinho. Lembre-se também de relacionar todos estes eventos em seu currículo. Eles são importantes, especialmente se você ainda não tem experiência profissional.

O curso técnico no ensino médio é muito interessante

Em alguns casos, há a possibilidade de fazer o ensino médio com uma formação técnica. Esta opção é muito similar ao curso profissionalizante no que se diz respeito a terminar os estudos já com um encaminhamento para o mercado de trabalho.

A grande vantagem é desenvolver essa profissão ao mesmo tempo que conclui a escola, sem que isso atrapalhe os estudos do ensino médio. Assim, o aluno pode procurar uma oportunidade de estágio quando ainda está estudando.

Agora ficou fácil saber por onde começar para conquistar seu lugar no mercado de trabalho, não é? Lembre-se de ser paciente, dedicado e incansável na sua busca por uma vaga!

Gostou das nossas dicas e quer continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades do blog no seu e-mail!