6 de setembro de 2018

Vamos falar sobre o Enade 2018

Muitos universitários ficam com dúvidas sobre o Enade. Por isso, a Facine organizou um guia prático para você entender tudo sobre o Exame Nacional do Desempenho do Estudante e se preparar melhor!

Apresentação sobre o Enade

O Enade é um exame que avalia o rendimento dos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, sendo constituído de 4 etapas.

• Prova: para avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação;
  • Questionário do Estudante: levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes;
  • Questionário de Percepção de Prova: aferir a percepção dos estudantes em relação à prova;
  • Questionário do Coordenador de Curso: levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso.

Programação:

Data da prova: 25 de novembro de 2018.

Horário de entrada nos locais de prova: Das 11h até 12h.

Horário da prova: 12h (13h horário de Brasília).

A prova do Enade 2018 tem duração total de 4 horas e será composta por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico.

- No componente de Formação Geral, 10 questões , sendo 02 discursivas e 08 de múltipla escolha, envolvendo situações problema e estudo de casos.

- No componente específico de cada área de avaliação, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

A participação do Enade é obrigatória?

Sim, para todos os alunos ingressantes e concluintes nas situações abaixo:

- Ingressantes são aqueles estudantes que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído entre 7% a 25% da carga horária do currículo do curso.

- Estudantes Concluintes com expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até o ultimo dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

Quem fica dispensado do Enade?

Ficam dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

São dispensados também, os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do ENADE deverão regularizar a situação participando da edição 2018.

Quem elabora e aplica a prova?

As provas são realizadas e aplicadas por instituição - ou consórcio de instituições contratadas pelo INEP por processo licitatório que comprove capacidade técnica em avaliação, segundo o modelo do Exame e divulgação em Portaria e Edital.

Provas de Ingressantes e Concluintes são as mesmas?

As provas são diferentes para ingressantes e concluintes e obedecerão os conteúdos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Como se preparar melhor?

A Facine realiza Programa Enade 2018, para auxiliar os alunos na preparação para o Enade 2018 (Exame Nacional do Desempenho do Estudante). Com início no dia 10 de setembro, o programa será dividido em três fases: aulas preparatórias, workshop de conhecimento gerais, para que o estudante seja bem sucedido no exame.

A lista dos alunos convocados para realizar a prova será disponibilizada na coordenação do curso. Para mais informações, entre em contato com a secretária: (85) 3025-9701 / (85) 3025-9788.