O pensamento criativo é uma das habilidades mais exigidas no mercado, visto que quando um problema aparece muitas vezes recorremos a criatividade para resolvê-lo. Portanto, um lampejo de criatividade pode reduzir custos, gerar maior produtividade ou mesmo resolver algo de modo rápido. A criatividade empresarial não funcionaria se não fosse pelas pessoas envolvidas. São os indivíduos brilhantes que geram ideias e os levam a se tornarem resultados incríveis.
A Inovação e criatividade andam lado a lado no mundo dos negócios. Portanto, a criação de soluções, serviços e produtos fazem parte das empresas que desejam sair da zona de conforto. Por isso é de suma importância explorar novas soluções e estimular a criatividade dos funcionários. Normalmente, algumas empresas estimulam seus funcionários com ambientes divertidos ou mesmo com metodologias que estimulem suas ideias.
Mas esta responsabilidade não é somente da empresas, também faz parte do indivíduo desenvolver novas habilidades, expandir a mente, gerar novas expectativas e garantir que seu processo criativo seja alimentado com o EEE – experiências, estímulos e extraordinárias conexões:
- Experiências – se permitir a fazer algo novo, seja um caminho novo, uma comida nova entre outras
- Estímulos – Visitar lugares novos, ou mesmo gerar experiências dentro dos seus sentidos como tato, visão,
- Extraordinárias conexões – amigos, colegas e um networking que gere novas comunicações e ideias
E daí vem a pergunta: O que você está fazendo para estimular a sua criatividade? Sim, você precisa estimular e se divertir. Como diz Albert Einstein: “Criatividade é inteligência se divertindo.”
Ouço muitas pessoas que dizem: - Eu não tenho criatividade. Mas talvez sua visão de criatividade esteja alinhada a pessoas incríveis, que não erram e que estão em áreas artísticas e tudo isso é um mito. O criativo erra muitas vezes, testa diversas vezes e se estimula com ricas experiências, vendo o mundo de várias maneiras. Por isso, andar em novos locais, incluir hobbies ou algo que você não fazia antes como assistir um tipo de filme que não é do seu perfil fazem de você um gerador de ideias.
Ser original não é criar algo do nada, todas as ideias vieram de outra perspectiva que gera seus lampejos de criatividade. Não se desespere em ter ideias que mudem o mundo, comece com algo simples e dentro da sua profissão como por exemplo uma nova forma de fazer planilhas. Nosso cérebro pode gerar novas ideias a partir do momento que você não tem resistência com novos caminhos, e assim desejar sair da zona de conforto e ter uma rotina engessada.
No local de trabalho, a criatividade acontece sempre que um funcionário melhora a experiência do cliente de alguma forma ou agilizando um processo interno complicado. Pensando dessa forma, é claro que a criatividade não é apenas necessária em sua vida mas também na sua profissão.
E podemos dizer que a criatividade não é a habilidade do futuro, e sim uma necessidade em todas as empresas que desejam ter vantagem competitiva pois querem crescer explorando a energia criativa. Então criativos alistem-se hoje! O mercado precisa de vocês.
Autoria: Professora Ms. Larissa Torres, professora da Graduação Facine e da Pós Facine em Docência do Ensino Superior.