31 de julho de 2018

Hora do vestibular: aprenda como não deixar a ansiedade atrapalhar!

Controlar a ansiedade no vestibular é um passo fundamental para fazer seus meses de estudo valerem a pena e aproveitar totalmente o seu conhecimento. Embora seja comum bater o nervosismo na hora da prova, é preciso se preparar para que ele não prejudique o seu desempenho.

Se você quer manter o foco total na prova, comece a prestar atenção em detalhes e atitudes que podem fazer a diferença na sua rotina. Essa é uma atitude indispensável para tornar a véspera e o dia do vestibular mais tranquilos, aumentando as chances de obter um bom resultado.

Pensando em te ajudar nesse desafio, montamos um guia com as principais dicas para controlar sua ansiedade na hora da prova. Capriche nos estudos e siga esses passos para alcançar um excelente resultado no vestibular!

Descanse na véspera da prova

É comum que os alunos queiram dar uma olhada no conteúdo na véspera da prova para fazer aquela última revisão e chegar 100% no dia. Entretanto, essa atitude pode gerar muito mais ansiedade do que confiança.

Você teve meses para se preparar, e não é o último dia que fará diferença! Conferir a matéria na véspera pode gerar uma insegurança desnecessária. Faça a revisão na última semana, de forma ampla e aprofundada.

Deixe esse momento que antecede a prova para relaxar, descansando e fazendo qualquer outra coisa que não tenha relação com os estudos: você vai se sentir muito mais calmo e livre de ansiedades no dia seguinte.

Prepare-se bem durante o ano inteiro

A principal maneira de evitar a ansiedade no vestibular é estar bem preparado. Essa segurança é fundamental para o grande dia, dando muita tranquilidade já que você sabe que deu o seu máximo e está em plenas condições de encarar esse desafio.

Tenha em mente que o seu objetivo é grande, pois a concorrência é acirrada, então sua dedicação deve ser proporcional ao tamanho do desafio. Montar um bom cronograma de estudos vai ajudar a organizar as matérias e não deixar nenhum conteúdo de fora.

Planeje seu trajeto até o local da prova

Só de pensar na possibilidade de pegar um engarrafamento ou de se perder no caminho até a prova, já dá ansiedade, não é mesmo? Pois essa sensação pode ser ainda pior no dia, causando grande prejuízo para a sua concentração na hora de realizar o exame.

Por isso, planeje-se! Veja com antecedência as melhores rotas partindo até o local da prova. Além disso, certifique-se de quais linhas de ônibus ou metrô passam por lá, caso sua opção seja o transporte público.

Não deixe para chegar em cima da hora: saia de casa mais cedo do que o normal, assim você se livra de mais uma apreensão desnecessária. Para algumas pessoas é difícil controlar essas sensações mesmo com uma boa margem de tempo — se esse for seu caso, saia um pouco mais cedo.

Alimente-se de forma adequada na véspera e no dia da prova

A alimentação é muito importante na forma como nosso corpo e mente lidam com os desafios do cotidiano. Para um momento tão importante como o vestibular, esse fator é ainda mais relevante e você precisa ter todo cuidado possível.

Uma alimentação ruim pode atrapalhar bastante a sua concentração durante a prova! Comidas muito gordurosas, industrializadas, café em excesso e bebidas alcóolicas são alguns dos alimentos que podem aumentar consideravelmente seu nível de ansiedade — além de terem uma digestão mais lenta, causando aquela famosa moleza depois da refeição.

Para evitar essas reações, opte por uma refeição leve na véspera e no próprio dia da prova. Carnes magras como peixes, frangos e uma salada são ótimas pedidas.

Mas está liberado levar uma pequena barra de chocolate para comer durante a prova: ele ajuda a reduzir a ansiedade e deixa o estudante mais ativo. O mais importante é não cometer exageros, certo?

Durma mais cedo na véspera

Essa dica é essencial para que você combata o estresse, que pode atrapalhar o seu sono e te deixar cansado para o vestibular. Como você provavelmente terá dificuldades para dormir, essa dica é justamente para evitar que isso aconteça.

Deitando mais cedo, você vai conseguir driblar essa dificuldade: quando você finalmente pegar no sono, provavelmente já será sua hora habitual de dormir. Dessa forma é possível descansar bem, lidando com a ansiedade da véspera de uma maneira inteligente.

Controle a sua respiração

Muito da ansiedade e do nervosismo pode ser controlado com uma respiração adequada. Isso é possível por meio de exercícios práticos que podem ser feitos nos minutos que antecedem a entrega das provas, para que você a inicie com tranquilidade e livre de qualquer pressão.

A respiração diafragmática é a mais adequada, já que ela regula melhor a ação do sistema nervoso e também é capaz de fornecer mais oxigênio ao cérebro — fazendo com que ele esteja mais ativo e preparado para trabalhar durante a prova.

Para isso, inspire o máximo de ar que puder, devagar e profundamente. Observe a sua barriga se expandindo, mas sem forçá-la — esse é o sinal de que está fazendo do jeito certo. Na sequência, expire lentamente. Repita essa respiração até que você se sinta mais calmo.

Esqueça os concorrentes e concentre-se em você

Não dá para negar que o vestibular é uma grande disputa por vagas nas melhores universidades do país. Essa ideia costuma ser muito repetida nos cursinhos, mas cabe ao aluno encarar o desafio com objetividade, sem deixar que isso vire tensão na hora do exame.

Você está levando a sério os estudos para o vestibular? Se a sua resposta é “sim”, não há motivos para se preocupar com a concorrência. Esqueça as outras pessoas da sala, evite observar o comportamento delas durante a prova, ou imaginar que estão indo melhor do que você.

Além de gastar tempo, manter o foco nos concorrentes só serve para tirar o foco da prova. Pense que seu preparo foi adequado e que agora é a hora de mostrar para si próprio que você é capaz de conseguir a tão sonhada vaga na universidade.

Seguindo essas dicas, é possível se manter sereno e focado, deixando de lado a ansiedade no vestibular.